(Português) 25 anos do Curso de Verão de PLE

Intervenção da Prof. Isabel Cristina Mateus, Coordenadora do Português Língua Estrangeira, na sessão inaugural da exposição comemorativa dos 25 anos do Curso de Verão de PLE

Na qualidade de Coordenadora do PLE, é com muita satisfação que dou as boas-vindas a todos, neste momento em que celebramos os 25 anos de existência do Curso de Verão de Português Língua Estrangeira e em que inauguramos uma exposição que é o testemunho de um projecto que ganhou raiz e cresceu, de um percurso e de uma história que nos enche de orgulho.
Quero antes de mais saudar todos os alunos desta 25ª edição do Curso de Verão, os colaboradores aqui presentes que acompanharam este projecto desde o início, e a anterior Direcção do BB, os professores, os colegas do ILCH e os funcionários: sem a vossa iniciativa, empenho, colaboração e dedicação não estaríamos esta tarde aqui a festejar, muito menos a brindar com um Porto de Honra, como sempre acontece nos momentos felizes.
Numa data como esta, não é possível deixar de lembrar, com a maior gratidão, os impulsionadores e pais fundadores deste curso, os Professores Doutores Azevedo Ferreira e Vítor Aguiar e Silva que, a quem se deve mais do que o esforço e o entusiasmo de trazer para a Universidade do Minho uma experiência pioneira de ensino que dera os primeiros passos em Coimbra, o espírito “empreendedor”, a visão larga sustentada na defesa da importância de uma política de ensino da língua portuguesa no contexto de um mundo cada vez mais globalizado e mais intercultural. Conscientes do valor da língua portuguesa enquanto memória comum, património simbólico-cultural, veículo de comunicação e de criação, instrumento de cidadania e valor económico, valor potenciado pelo lugar estratégico que Portugal ocupa na geolinguística e na geopolítico-economia globais, enquanto ponte de ligação e interface com o mundo lusófono. Sendo uma língua com mais de oitocentos anos de história, a língua portuguesa é a primeira língua mais falada no hemisfério sul, a terceira língua europeia mais falada no mundo e a quinta língua mais falada a nível mundial, uma razão certamente para a procura crescente deste curso.
Dos três cursos que inicialmente faziam parte deste projecto pioneiro (Curso de Verão; Curso Anual e Curso Sócrates/Erasmus) o Curso de Verão foi o primeiro a funcionar, em 1991, seguindo-se os outros dois, respectivamente, dois e cinco anos mais tarde. Ontem como hoje, o Curso de Verão visava o ensino da língua portuguesa não materna e estrangeira em ambiente imersivo, natural, bem como da cultura portuguesa e lusófona.
Ao longo deste tempo, o curso de Verão foi crescendo, passou a integrar a oferta do BabeliUM, foi mudando na tipologia de alunos que o foram escolhendo, de tal modo que temos hoje, nesta 25ª edição, muito perto de 60 alunos, provenientes dos 4 continentes, de 14 países (Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Grécia, Espanha, Roménia, República Checa, Rússia, Finlândia,Turquia, China, Japão), o que é para nós mais um motivo de orgulho. E é para nós igualmente gratificante olhar para trás, para esta história de 25 anos e reconhecer o caminho feito a partir dessa semente inicial, constatar que ela ganhou raízes, cresceu e frutificou de tal modo que hoje estamos em condições de oferecer aos estudantes que nos procuram, para além do curso anual e semestral, a possibilidade de complementar a sua aprendizagem da língua portuguesa quer ao nível dos estudos de graduação quer ao nível da pós-graduação com o Mestrado em Português Língua Não Materna.
A exposição que agora inauguramos é de algum modo o testemunho dessa história, mesmo se nem sempre foi fácil reunir muito do material relativo aos primeiros anos de funcionamento do curso entretanto desaparecido no turbilhão das muitas mudanças por que fomos passando ao longo deste percurso. Ainda assim, creio que é gratificante olhar para o passado, para os vários testemunhos de um trajecto de que nos orgulhamos. E agradecemos, de modo muito particular, aos antigos coordenadores e professores deste curso os testemunhos que aqui reunimos. Longe de ser um percurso nostálgico, que esta exposição seja sobretudo um olhar que, a partir do passado, se projecte no futuro, um olhar que nos interpele e nos desafie, que possa construir e consolidar novas pontes de ligação da língua portuguesa com o mundo.
Um olhar atento àquilo que é hoje o espaço da língua portuguesa, um espaço plural, fruto das transformações históricas e políticas ocorridas há pouco mais de quarenta anos, que só fará sentido, como sublinha Carlos Reis, “se for entendido como um lugar de con-vivência; um idioma comum”. Um espaço plural que nos torne ainda mais próximos do mundo.
Para terminar, quero agradecer o contributo inestimável dos antigos coordenadores do Curso de Verão (José Marques, José Teixeira, José Moreira, Henrique Barroso, Micaela Ramón) e dar-lhe a palavra, já que ninguém como eles para nos falarem sobre esta caminhada de 25 anos. Cedo-lhes por isso a palavra e o testemunho.
Muito obrigada a todos por nos acompanharem neste fim de tarde, convido-vos a visitar a exposição, a abrir connosco o álbum de memórias, a recordar alguns dos momentos mais gratificantes, mais divertidos ou memoráveis deste curso ao longo destes 25 anos. E a brindarmos em seguida com um cálice de Porto formulando o desejo de que nos possamos reunir de novo daqui a mais 25 verões, com renovada alegria, na celabração daquelas que serão então as bodas de ouro deste Curso. Ao Curso de Verão! Ao BabeliUM ! e à Nossa!

0 responses on "(Português) 25 anos do Curso de Verão de PLE"