(Português) Jornada Boas Práticas em Línguas

Universidade do Minho, 4 de maio de 2016
ILCH – BabeliUM

CCPFC/ACC-85744/16, Nº Créditos: 0.5

O BabeliUM – Centro de Línguas do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da Universidade do Minho organiza a Jornada Boas Práticas em Línguas que se realiza no auditório do ILCH, campus de Gualtar, no dia 4 de maio
Esta Jornada visa criar um espaço de apresentação, partilha e discussão de experiências e de projetos considerados boas práticas no ensino-aprendizagem das línguas, quer das línguas estrangeiras que integram os currículos escolares, quer do Português como língua não materna, no âmbito da promoção do multilinguismo e da interculturalidade em contexto de ensino formal e/ou não formal.
Convidamos todos aqueles que têm vontade de expor os seus projetos e experiências e de debatê-los com os seus pares, de maneira a renovar e a desenvolver competências e práticas docentes, bem como a otimizar a aprendizagem dos alunos, a enviarem-nos propostas de comunicação ou de poster até ao dia 21 de fevereiro.
Aos inscritos na Jornada será emitido um certificado de participação.
A conferência inaugural será proferida pela Doutora Maria del Carmen Arau Ribeiro, Presidente Executiva da ReCLes.

PAINÉIS TEMÁTICOS
• 1. Práticas de ensino-aprendizagem multilingue (modalidades de ensino de uma disciplina em língua estrangeira/content and language integrated learning)
• 2. Práticas de ensino-aprendizagem baseadas na realização de tarefas (collaborative and task-based approach in language learning)
• 3. Projetos no âmbito da intercompreensão e interculturalidade
• 4. Projetos envolvendo media e novos media
• 5. Perspetivas inovadoras sobre avaliação
• 6. Outros.

APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS
As propostas de comunicações e de posters deverão inscrever-se nos painéis temáticos da Jornada e ser enviadas, até 21 de fevereiro, para a comissão organizadora através do endereço: dirbabelium@ilch.uminho.pt

As propostas podem inscrever-se em mais do que um painel.

Línguas de trabalho: Português, Inglês, Francês, Alemão, Espanhol.

As propostas deverão conter os seguintes dados:
painel temático (ou painéis temáticos) em que se inserem
título
breve descrição do projeto ou experiência a apresentar (max. 300 palavras)
indicação de suportes técnicos necessários para a apresentação
língua de apresentação (Nota Bem: não haverá tradução simultânea, pelo que a escolha da língua de apresentação estará condicionada pela composição homogénea dos painéis)
breve nota biográfica doa autor (max. 150 palavras)

A comissão organizadora confirmará a receção das propostas e comunicará a aceitação das mesmas até 28 de fevereiro.

Nota Bem: as comunicações não poderão exceder os 20 minutos; as apresentações de posters não poderão exceder os 5 minutos.

A inscrição para a Jornada Boas Práticas em Línguas deverá ser efetuada até 4 de abril, através do preenchimento da ficha de inscrição (anexa ou a solicitar por email) e do seu reenvio, juntamente com o comprovativo de pagamento (caso se aplique) para: secbabelium@ilch.uminho.pt

Os valores das inscrições são os seguintes:
• Participantes com comunicação ou poster – 40 €
• Participantes sem comunicação ou poster:
– Docentes da Uminho – 20€
– Estudantes da Uminho – 10€
– Docentes das Escolas da rede APPEAL e sócios da ReCLes – 30€
– Público em geral – 50€

NOTA BEM: A inscrição é obrigatória para todos os participantes.

O valor da inscrição inclui a documentação e o material para os participantes e os coffee-breaks.

DATAS IMPORTANTES
21 de fevereiro: data limite para a receção de propostas
28 de fevereiro: comunicação da aceitação de propostas
4 de abril: data limite para o envio da inscrição
4 de maio: Jornada

Oa artigos saídos as comunicações poderão ser submetidos ao processo de arbitragem científica (peer-review) da Revista Diacrítica. Ciências da Linguagem (número a publicar em 2017) dentro dos prazos que serão definidos para esse efeito.

sexta, 8 de janeiro de 2016

0 responses on "(Português) Jornada Boas Práticas em Línguas"