Jornada Boas Práticas em Línguas – Programa

Presidente do ILCH

Diretor/a do BabeliUM – Centro de Línguas

10.30h conferência inaugural

Maria del Carmen Arau Ribeiro (IPG), Presidente da ReCLes.ptBoas Práticas: Uma partilha profissional no melhor sentido da palavra

11h – 12.30h    Novos cursos, novos perfis, novas abordagens do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras

Moderador : Pedro Dono

João C. Domingues (FLUC), Inteligências, perfis e metodologias consequentes: um desafio permanente.

Celda Choupina (IPP) e Adriana Baptista (IPP), Linguagem, Cognição e Interfaces Linguísticos: experiência formativa com futuros professores de Inglês no 1.º Ciclo do EB.

Rosa Hurtado (ILCH), La importancia de la figura del profesor y del manejo de los factores afectivos y grupales en la clase de LE para el aumento de la participación en actividades de producción oral.

Isabel Chumbo (IPB), Preparação linguística específica para estudantes em mobilidade: uma experiência didática.

(almoço)

14h – 15.30h Projetos envolvendo media e novos media

Moderadora : Joanne Paisana

Sílvia Araújo (ILCH), Inverter a aula de línguas com recurso a tecnologias emergentes.

Maria da Conceição Varela (ILCH), A Língua Estrangeira para além da aula, na criação da e-revista ou do e-jornal.

Karla Dedes Lins (IE), O significado educativo dos ambientes virtuais: as potencialidades da comunicação e do partenariado educativo no ensino-aprendizagem de uma Língua Estrangeira.

Tâmara Aller Carrera (ILCH), La hibridación de los nuevos medios para la creación de materiales didácticos.

15.30h – 16.30h Experiências inovadoras em Português Língua Não Materna

Moderadora : Micaela Ramon

Gracinda Duarte (Escola Secundária de Vila Verde), Multilinguismo na Escola: (re)construindo um perfil de professor de Português Língua Não Materna.

Jorge Rodrigues (ILCH) A plataforma online ELIADEMY e o ensino-aprendizagem de PLE: relato de uma experiência realizada em contexto de estágio.

Andreia Oliveira (ILCH), Os contributos do texto literário para o ensino-aprendizagem de PLE – Proposta de didatização de um conto de Sophia de Mello Breyner Andresen.

(Coffee-break)

17h-18.30h  Experiências inovadoras em Língua Estrangeira, Língua Materna e Língua Matriz

Moderadora : Cristina Flores

Teresa Meruje (FCSH), Porque as artes mutuamente se servem e se complementam – a aula de Português, interacções e boa-vizinhança texto/imagem.

António C. Silva (IE), O Ensino e a Avaliação da(s) Língua(s) na perspetiva dos novos manuais escolares..

Lurdes Martins (Escola Básica Mosteiro e Cávado) e António C. Silva (IE), Partilha de experiências linguísticas com ferramentas informáticas motivadoras.

André Antunes (ILCH), A pedagogia da língua latina: o latim como língua viva

As comunicações não poderão exceder os 20 minutos

O almoço é oferecido aos participantes com comunicação

Este evento, acreditado pelo CCPFC com 0,5 créditos (CCPFC/ACC-85744/16), insere-se no Programa Comemorativo dos 40 anos do ILCH

Oa artigos saídos das comunicações poderão ser submetidos ao processo de arbitragem científica (peer-review) da Revista Diacrítica. Ciências da Linguagem (número a publicar em 2017) dentro dos prazos que serão definidos para esse efeito.

sexta, 4 de março de 2016

0 responses on "Jornada Boas Práticas em Línguas - Programa"