Reportagem na Braga TV

BabeliUM – Centro de Línguas comemora a 25ª Edição do Curso Anual de Português Língua Estrangeira

Criado a 26 de setembro de 2009, Dia Europeu das Línguas, o BabeliUM – Centro de Línguas do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho procura dotar a comunidade académica e a comunidade envolvente de competências de comunicação em línguas necessárias à vida num mundo cada vez mais globalizado. Assumindo-se como um centro de difusão de línguas e culturas, o BabeliUM procura estimular um ensino de qualidade assente na formação dos seus recursos humanos e na prestação de serviços a toda a comunidade.

No ano letivo de 2017/2018, o BabeliUM, a par da variada oferta formativa (que inclui diversos tipos de Cursos de PLE (Português Língua Estrangeira) e Cursos de Línguas Estrangeiras, encontra-se a celebrar os 25 anos do Curso Anual de Português Língua Estrangeira, tendo para tal organizado 25 atividades que vão tendo lugar ao longo do referido ano letivo, e que incluem, entre outros eventos, noites de Fado, aulas abertas ou sessões de cinema.

Estas comemorações incluem ainda o Colóquio “O Português na Casa do Mundo, hoje” que terá lugar no dia 8 de fevereiro, na Universidade do Minho. Este Colóquio, que é essencialmente uma jornada de reflexão sobre a língua portuguesa, visa também pôr em destaque o estatuto de importância crescente que esta língua, por razões múltiplas, tem vindo a granjear na Casa Comum.

Os Cursos de PLE, que contam com vários níveis de aprendizagem, desde o nível A1, para iniciantes, até ao nível C1, um nível que já indicia proficiência línguística, apresentam três modalidades:

• o Curso Anual, que decorre de outubro a maio, e que para além das aulas lecionadas possui um amplo programa de cariz cultural, com visitas de estudo e tertúlias;
  • o Curso Semestral, de outubro a dezembro e de março a maio, orientado essencialmente para alunos Erasmus e que são organizados como forma de concretizar a política de integração linguística dos estudantes estrangeiros que frequentam cursos de graduação e pós-graduação em ambos os Campi da UMinho;
  • e o Curso de Verão, um Curso em regime intensivo que decorre no mês de julho e que combina aprendizagem em contexto formal com técnicas de aprendizagem em contexto não-formal e informal.

Os Cursos de Línguas Estrangeiras (Alemão, Árabe, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Russo, Japonês e Língua Gestual Portuguesa), que apresentam igualmente vários níveis de aprendizagem, criam um espaço de formação multilingue e intercultural, demonstrando uma flexibilidade em ajustar a oferta formativa às necessidades do mercado empregador. Lecionados por falantes nativos destes idiomas, com formação e experiência de docência, os Cursos de Línguas permitam uma aprendizagem dinâmica e sustentada.

Atualmente, o BabeliUM tem abertas as inscrições para o 2º semestre do 25º Curso Anual de Português Língua Estrangeira, que se vai realizar de 5 de fevereiro a 25 de maio de 2018, para o Curso Semestral de Português Língua Estrangeira, que se vai realizar de 5 de março a 25 de maio de 2018, e para os Cursos de Línguas Estrangeiras, que se vão realizar de 26 de fevereiro a 25 de junho de 2018.

No final dos diferentes cursos, os participantes são avaliados de acordo com os parâmetros do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL), sendo-lhes atribuído um certificado comprovativo da assiduidade e dos níveis atingidos.

Para obter mais informações ou proceder à inscrição, sugere-se o contacto com o BabeliUM, que tem sede no Instituto de Letras e Ciências Humanas, no Campus de Gualtar, ou através do site www.babelium.ilch.uminho.pt, ou, ainda, dos telefones 253604171 ou 253601662 e dos e-mails babelium@ilch.uminho.pt ou portbabelium@ilch.uminho.pt.

BabeliUM tem abertas as inscrições para os Cursos Anual e Semestral de Português Língua Estrangeira (não materna) e para os Cursos de Línguas Estrangeiras

Publicado por Braga TV em Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2018

quinta, 1 de fevereiro de 2018

0 responses on "Reportagem na Braga TV"