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BabeliUM

Exames de Avaliação de Competências

Avaliação de Competências em Línguas do BabeliUM – Centro de Línguas

Épocas de avaliação:

1) 08 a 31 de janeiro 2018

Inscrições até 02 de janeiro de 2018

2) 11 de junho a 13 de julho de 2018

Inscrições até 04 de junho de 2018

A Avaliação de Competências em Línguas é um serviço especializado do BabeliUM para acreditar e certificar a competência linguística em todas as Línguas oferecidas pelo BabeliUM – Centro de Línguas, mediante uma avaliação de domínio e segundo os níveis definidos no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL).

Esta avaliação é realizada através de exames específicos que são constituídos por dois grandes blocos:

  • A – avalia a compreensão oral e escrita e a expressão escrita.
  • B – avalia a interacção e expressão oral.

O Certificado é emitido quando o requerente obtém aprovação no nível ao qual se candidatou, em todas as competências linguísticas avaliadas

Valores:

100€ Por exame/avaliado (dentro das épocas definidas)

150€ Por exame/avaliado (fora das épocas definidas)

Descontos para grupos maiores de 6 pessoas, da mesma língua e do mesmo nível.

As solicitações podem ser feitas directamente na Secretaria do BabeliUM (horário das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30).

Mais informações através:

  • Recomenda-se que a realização da avaliação de competências se efectue mediante duas convocatórias anuais, com a finalidade de facilitar a sua organização e divulgação e optimizar o trabalho de elaboração das provas nos respectivos departamentos, secções e cursos livres.
  • Aconselha-se, igualmente, a constituição duma comissão de acompanhamento que supervisione a correcta nivelação das provas e a adequação aos parâmetros descritos neste documento.
  • A estrutura do exame constará de duas partes:
  • 1 – Parte A: A parte A administrar-se-á de forma colectiva e avaliará a compreensão oral e escrita e a expressão escrita.Esta prova será realizada em várias salas, em função da língua avaliada e do nível dos candidatos inscritos. Os espaços disponíveis devem ser confortáveis para os candidatos e possuir a qualidade acústica e os meios audiovisuais necessários para a sua realização. Em cada uma das salas deverá estar um professor para a organização e vigilância do exame.Os candidatos com necessidades especiais devem fazer constar as mesmas no momento da inscrição. Assim, serão tidas em conta as especificidades que lhes facilitem a realização da prova nas melhores condições possíveis.O tempo de realização desta parte será o seguinte, segundo os diferentes níveis:
  • nívelA1/A2B1/B2C1/C2
    tempo2.30h3h4h
  • Nesta parte, o aluno terá liberdade para gerir o tempo da forma que considere mais apropriada; como tal, não se discriminará o tempo especificada para cada uma das três provas que integram esta parte, ainda que se recomende que a audição dos textos orais se realize 30 minutos após o início do exame.
  • 2 – Parte B: A parte B administrar-se-á de forma individual e avaliará a interacção e expressão oral. Realizar-se-á numa sala onde deverá haver um examinador e um avaliador. O examinador sentar-se-á em frente ao candidato e será o responsável pelo desenvolvimento da entrevista. O avaliador será o responsável pela qualificação da prova e deverá situar-se fora do ângulo de visão do candidato, mas a uma distância que lhe permita ouvir sem problemas a entrevista.

1. Compreensão oral

  • A prova de compreensão oral constará de dois textos orais, que serão ouvidos duas vezes, adequados ao nível em que se inscreve o candidato. Recomenda-se que a natureza de ambos os textos abranja âmbitos funcionais ou sociolinguísticos diferentes.
  • Os itens serão de carácter objectivo e de resposta fechada e deverão avaliar tanto a compreensão global dos textos, como a de elementos específicos e concretos.
  • Os textos seleccionados devem ajustar-se às tipologias e parâmetros descritos no (QECRL) ou, se o houver, no documento relativo aos níveis de referência de cada uma das línguas.

2. Compreensão escrita

  • A prova de compreensão escrita constará igualmente de dois textos, com itens objectivos e de resposta fechada que avaliem a compreensão global e específica do texto.
  • Os textos seleccionados também devem representar âmbitos funcionais e sócio-linguísticos diversos da competência comunicativa e ajustar-se aos níveis de referência descritos no (QECRL).

3. Expressão escrita

    • A expressão escrita será avaliada a partir da produção de dois textos. A prova será aberta e a correcção efectuar-se-á mediante os descritores de cada nível.
    • O enunciado da prova deverá descrever com precisão o acto comunicativo a que se deve ajustar o texto a produzir pelo candidato, assim como definir as instruções da tarefa de forma detalhada. Deve ainda ser mencionada explicitamente a extensão do texto escrito que será a seguinte, segundo nível:
  • nu00edvelA1A2B1B2C1C2
    nu00famero aproximado de palavras100150250300400450
  • 4. Expressão oral
  • A tipologia de texto e as funções exigidas, assim como o nível de léxico e de conhecimentos gramaticais requeridos devem ajustar-se aos níveis de referência do QECRL.
  • A expressão oral será avaliada a partir duma entrevista ao candidato feita pelo examinador. A estrutura da prova deverá incluir tanto a parte expositiva como a interactiva e o examinador deverá assegurar-se de que as funções comunicativas exigidas correspondem ao nível, assim como deve procurar obter uma amostra significativa de língua para que o avaliador possa ponderar de maneira válida a competência oral do candidato.
  • A duração será de 15 minutos, aproximadamente, os quais devem ser respeitados na totalidade, independentemente das impressões iniciais do examinador ou avaliador.
  • O avaliador qualificará a produção oral do candidato mediante uma escala de descritores.

O candidato, para ser aprovado no certificado de Avaliação de Competências, deverá submeter-se às quatro provas de que consta a avaliação.

Nas provas objectivas e fechadas (compreensão oral e escrita) terá de responder adequadamente a um mínimo de 75% dos itens do exame.

Nas provas subjectivas e abertas (expressão oral e escrita), o candidato deverá resolver de forma satisfatória o conjunto de cada uma das provas, só podendo não atingir o nível requerido num dos parâmetros de correcção de cada uma das provas de expressão escrita e também só em um da prova oral.

Mesmo naqueles casos em que a insuficiência se manifeste num só dos parâmetros, se a produção do candidato for notavelmente inferior ao exigido, também não obterá aprovação na prova e, consequentemente, na avaliação em geral. Para uma correcta ponderação deste aspecto, aconselha-se a redacção dos descritores mediante uma escala.

Os parâmetros que integram os critérios de correcção da prova escrita são os seguintes:

– Desenvolvimento temático.

– Adequação sociolinguística.

– Coesão e coerência.

– Correcção gramatical e ortográfica.

– Amplitude e domínio do vocabulário.

Na prova de expressão escrita, os critérios supramencionados deverão ser aplicados a cada um dos textos que se avaliarão de forma independente.

Descritores

Os parâmetros que integram os critérios de correcção da prova oral são os seguintes:

– Desenvolvimento temático.

– Adequação sociolinguística.

– Coesão, coerência e fluidez.

– Domínio fonológico.

– Correcção gramatical.

– Diversidade e adequação do vocabulário.

Descritores