Conferência de Manuel Célio Conceição, Presidente do Conselho Europeu das Línguas

4 de março, 11 horas, anfiteatro B1

seguida de uma mesa redonda, moderada por Rui Vieira de Castro, com Moisés Martins, Ana Gabriela Macedo, Björn Johansson e Eloy Rodrigues

Numa altura em que a intensificação do processo de internacionalização das instituições do ensino superior enfatiza o estatuto da UMinho como universidade multilingue aberta ao mundo, o BabeliUM – Centro de Línguas do Instituto de Letras e Ciências Humanas, conjuntamente com a Reitoria da UMinho, relança o debate sobre a política europeia do multilinguismo, bem como sobre as formas e os limites da sua implementação concreta na universidade. Um desses limites parece ser a existência de uma língua académica para a produção e transmissão dos conhecimentos. De facto o Inglês tem-se imposto quer como língua de instrução quer como língua de investigação. Como conciliar esta opção estratégica com os valores da diversidade linguística e cultural? Recentemente o Conselho Europeu das Línguas propôs orientações para uma renovada conceção do multilinguismo não apenas no ensino mas também na investigação, com o intuito de contrariar o desequilíbrio entre o Inglês e as outras línguas europeias, salvaguardando, com a diversidade das línguas e das culturas científicas, a pluralidade das perspetivas de desenvolvimento conceptual e dos modelos de pensamento e de ação.

Este evento insere-se no Programa Comemorativo dos 40 anos do ILCH

ver fotos