Setup Menus in Admin Panel

BabeliUM

Normas Gerais

CURSOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS – NORMAS
1.ª – A fixação do valor das propinas e da taxa de inscrição (valores não reembolsáveis) é da competência da Direção do BabeliUM – Centro de Línguas e sujeita à aprovação do Conselho do Instituto (ILCH).

2. ª Aquando da submissão da inscrição é devido o valor da inscrição (40€). O valor em questão apenas deverá ser liquidado aquando da notificação dos serviços administrativos.

3.ª – O calendário escolar bem como o período de inscrições de cada curso serão estipulados pela Direção do BabeliUM – Centro de Línguas.

4.ª – Os Cursos de Línguas funcionam nos dois polos da Universidade do Minho (Gualtar ou Azurém) e têm cargas horárias letivas e horários distintos. Cabe aos interessados conferir os dados do curso pretendido antes de efetuar a matrícula. Erros de leitura não justificam o reembolso.

5.ª – A progressão dos cursos é definida de acordo com os parâmetros do QECRL (níveis, competências). Na denominação do curso são indicados os níveis e/ou competências a atingir, sendo a escolha do nível da responsabilidade do interessado. Em casos de dúvida, recomenda-se a realização de um teste diagnóstico disponível online.

6.ª – O numerus clausus de cada turma é de 40, com exceção dos cursos de conversação, onde o número máximo de alunos é de 20. Poderão ser admitidos mais alunos em casos especiais e com a concordância do docente.

7.ª – O pagamento do valor global da propina e da taxa de inscrição deve ser efetuado numa única prestação no início do Curso. Poderão ser, eventualmente, analisadas situações excecionais, mediante apresentação de requerimento fundamentado dirigido ao Diretor do BabeliUM – Centro de Línguas.

8.ª – Beneficiarão da propina de “aluno interno”, quando devidamente comprovado, os alunos, docentes e não-docentes da Universidade do Minho; sócios da AAEUM; sócios da Casa do Professor; investigadores do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL); desempregados (devidamente comprovado); Escolas da rede APPEAL (docentes e alunos a partir dos 16 anos / menores só com autorização); Sócios AFUM e familiares diretos; Alunos inscritos no curso livre para maiores de 23 anos; Associados do Fundo Social Município de Braga e familiares diretos; Colaboradores Theatro Circo; Colaboradores Edit Value. Poderão ser contemplados outros protocolos de cooperação que deem direito à redução de propina, inclusivamente de forma temporária.

9.ª – No final do curso, cada aluno receberá um certificado indicando o nível obtido de acordo com os parâmetros definidos pelo QECRL. Verificando-se a impossibilidade de avaliação do nível, ou no caso deste ser inferior a »A1, o aluno que tiver assistido a pelo menos 75% das aulas, poderá solicitar um certificado de participação.

10.ª – No caso de frequência parcial, haverá lugar a um certificado de participação onde constará o número total de horas assistidas. A referência aos níveis obtidos de acordo com o QECRL só será feita se o docente dispuser de elementos suficientes para a avaliação. Noutros casos poder-se-á considerar a avaliação de competências por meio de exame.

11.ª – Durante o 1.º mês de aulas, poderão ser aceites inscrições nos Cursos condicionadas, porém, às vagas existentes. Após este período só serão aceites inscrições mediante o parecer favorável dos respetivos docentes. Nestas situações, aplicar-se-á uma taxa de mora para além do valor da inscrição/propina.

12.ª – Em caso de necessidade de alteração dos horários, e sempre que tal impossibilite a frequência de algum estudante, a sua inscrição será transferida para outro curso/horário disponível. Em última instância, o formando poderá requerer o reembolso, mediante processo devidamente documentado e assinado.