História

Entre as instituições do Ensino Superior em Portugal, o Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da Universidade do Minho (Uminho) é pioneiro na introdução de cursos livres de línguas e culturas estrangeiras para a comunidade académica e para o público em geral (maiores de 16 anos).

Desde 1987, o Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) desenvolveu programas cada vez mais diversificados, abrangendo várias línguas e oferecendo aprendizagens em diversos formatos. Em 1990, iniciou-se o Curso de Verão de Português – Língua Estrangeira e, dois anos depois, o Curso Anual de Português Língua Estrangeira, que se tem consolidado, ao longo dos anos, como uma referência ao nível internacional.

A oferta forte e diversificada de formação em línguas estrangeiras – complemento importante de qualquer curso universitário – tem importância estratégica na política de internacionalização da Universidade do Minho, nomeadamente no contexto atual do Ensino Superior Europeu (Sistema de Bolonha). Perante este desafio, os Estatutos do ILCH, homologados a 17 de junho de 2009, definem, nos seus artigos 35º e 36º, um Centro de Línguas, designado por BabeliUM, como projeto de interação com a sociedade, que tem por finalidade o desenvolvimento de projetos de formação e promoção das línguas e culturas, bem como de prestação de serviços na área das línguas (tradução, interpretação, etc.). Em 22 de julho de 2009, o Conselho do ILCH aprovou o Regulamento do BabeliUM.

O BabeliUM foi fundado no dia 26 de setembro de 2009, Dia Europeu das Línguas, que é anualmente comemorado com ações de promoção do multilinguismo, motivando para a aprendizagem das línguas.